Proposta Pedagócica
1 - Apresentação
O desafio da renovação e a solidez da tradição
O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis. As perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo - atento a uma realidade que se transforma a cada momento. Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização de novos recursos, que compõem uma revolução cultural tão transformadora quanto o foi, no seu tempo, a invenção da imprensa.
A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania, passaportes privilegiados para o mundo futuro.
Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.
2 - Visão e Missão
“CIABC - Objetivo Centro Educacional de Educação é a maior escola particular do país e, por essa dimensão, a sua responsabilidade é muito grande. A instituição coloca-se como uma escola aberta às mudanças e às novas metodologias, buscando auxiliar os alunos na construção de novos conhecimentos. O processo escolar do Centro Educacional Objetivo privilegia que todos os envolvidos tenham prazer no aprendizado constante. Assim, alunos, professores, pais, funcionários e toda a comunidade envolvida devem compreender que a capacidade nunca termina e que seres humanos melhores são aqueles que aprendem sempre.”
3 - Histórico e Identificação da Instituição de Ensino
HISTÓRICO E IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Idealismo e entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, em 1965, os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto a fundar um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo. O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequeno curso preparatório, o Objetivo transformou-se na maior instituição de ensino do Brasil.
Em 1970, foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio. Em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidade Paulista – UNIP, atualmente a universidade que mais cresce no País.
Em 1974, nasceu o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Em 1982, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT), mais tarde batizado CPT – UNIP/Objetivo. Professores e pesquisadores do CPT são os responsáveis pela implementação das mais diversas atividades educacionais.
Em 1988, as Faculdades Objetivo transformaram-se na Universidade Paulista – UNIP, com o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura. Em 1992, foram implantados cursos de pós-graduação voltados tanto para o aperfeiçoamento e especialização profissional como para pesquisa.
Hoje, a instituição abrange o ciclo completo do sistema educacional brasileiro, da educação infantil à pós-graduação universitária.
O Objetivo foi a primeira instituição de ensino brasileira a integrar o Conselho Mundial para Superdotados, em reconhecimento ao seu programa de incentivo ao talento (POIT).
Aulas via satélite (projeto ENSAT), via internet, por CD-ROM ou em plena natureza (Projeto Paranoá, Escolas do Mar e da Natureza) e salas digitais, todas essas iniciativas confirmam o pioneirismo do Objetivo. Afinal, desde o início de suas atividades, o Centro Educacional Objetivo apoia-se sobre a ideia de que a educação tem um compromisso com a realidade em constante mudança.
Para tanto, opera de modo flexível e dinâmico, com os olhos postos no futuro. Envolve crianças e jovens no ritmo dos avanços da sociedade. Faz da educação continuada dos alunos e dos professores o eixo de suas preocupações.
4 - Histórico da Entidade Mantenedora
HISTÓRICO DA ENTIDADE MANTENEDORA
A Entidade Mantenedora – CIABC – Centro Integrado de Educação deu início a suas atividades na cidade de Mauá no ano 2000.
Há 20 anos, instalada na rua General Osório, 375, Vila Bocaina, Mauá, tem trabalhado com seriedade e compromisso, com os cursos de Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), Ensino Médio e UNIP Ead (Universidade Paulista).
Em 2020, a escola amplia suas instalações assumindo também o endereço da rua Álvares Machado, 260, Vila Bocaina, Mauá, com os cursos de Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano).
Uma escola que busca atender a várias modalidades de ensino, sempre com respeito ao cidadão de Mauá, oferecendo educação de qualidade.
5 - Fins e Princípios Norteadores
FINS E PRINCÍPIOS NORTEADORES
O trabalho pedagógico tem como diretriz a implantação de todos os valores fundamentais estabelecidos pela Lei 9394 de 20/12/96, ressaltando os valores de interesse social, dos direitos dos cidadãos, do respeito ao bem comum, da tolerância e do fortalecimento dos laços familiares. É adotado em todo o trabalho pedagógico da escola um esforço convergente e ordenado de todo o trabalho educacional de maneira a envolver todas as pessoas participantes no processo educativo e formativo do aluno.
O planejamento é constantemente discutido e avaliado com os professores, incluindo o assunto referente à relação que se deve ter com as famílias que acreditam no sistema de ensino adotado e defendido pela rede de escolas do Objetivo de Ensino. As estratégias de avaliações, já implantadas nas escolas do Objetivo, são objeto de análise por parte de todos os professores e especialistas da escola para seu constante aperfeiçoamento. Todo o trabalho educacional desenvolvido pelo CIABC OBJETIVO está direcionado para o cabal atendimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
EDUCAÇÃO INFANTIL
O período de 4 e 5 anos é importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá, primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior. O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando, retrucando, refazendo, socializando-se. Nesse processo de formação, a Educação Infantil deve proporcionar um conjunto de meios, materiais e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos.
Na Educação Infantil, trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites à sua curiosidade. E, pouco a pouco, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, ela vai construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, ideias, atitudes e direitos dos outros.
A Educação Infantil do Colégio Objetivo percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos. Essa concepção é mais profunda e mais abrangente do que aquela que apenas assegura a cada criança o saber ler, escrever e calcular. Enfim, nosso objetivo é preparar nossos alunos para enfrentarem desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade. Construir uma escola que venha ao encontro dos desejos e das necessidades das crianças e que realmente promova o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social.
ENSINO FUNDAMENTAL
O Curso de Ensino Fundamental destinado a crianças e pré-adolescentes, dos 6 aos 14 anos de idade, tem por objetivo proporcionar aos alunos oportunidades de interação, integração e socialização, conforme os diferentes níveis, visando ao desenvolvimento da capacidade de aprendizagem com aquisição de conhecimentos e habilidades, da cidadania, da responsabilidade, da independência e do equilíbrio entre o emocional e o racional.
O Ensino Fundamental terá também por objetivo, a formação básica do cidadão, através: da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
do desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
do fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
ENSINO MÉDIO
O Curso de Ensino Médio tem por objetivo:
Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, agora de maneira mais ampla e variada sem a preocupação com excessivos pré-requisitos, vez que é de maneira variada e múltipla que os conhecimentos se apresentam na atualidade;
Oferecer informações adequadas que possam ajudar na preparação básica para o trabalho na busca constante da construção da cidadania do aluno, para um melhor entendimento da necessidade de um continuar aprendendo e de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, capacitando-os a analisar a vivência como parte do aprendizado das interações constantes exigidas pela sociedade;
Aprimorar as condições do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina;
A compreensão da relação dos conhecimentos na história e através dela com a capacidade crítica de reconhecer sua influência e os impactos exercidos sobre o comportamento da humanidade em cada fase de seu desenvolvimento, quer nos relacionamentos interpessoais, quer na ética, quer no meio ambiente, quer nas novas formas e técnicas de trabalho.
Focar a preparação para os processos seletivos das carreiras e instituições mais concorridas do país, dando continuidade aos valores adquiridos nos ensinos anteriores, contribuindo para a formação de opiniões autônomas e para a geração de cidadãos integrados a uma sociedade em mudança e a procura de novos rumos.
Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimular os alunos desde a infância é preparar o estudante para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Revoluções sucedem-se incessantemente em todos os campos do conhecimento e em todas as áreas de atividade. Surgem novos problemas que exigem soluções sempre urgentes.
É preciso inteligência para discriminar a importância das questões essenciais. Liderança para enfrentá-los. Criatividade para encontrar soluções. Persistência para não desistir diante das dificuldades.
O Colégio Objetivo preocupa-se em despertar em seus alunos senso crítico e espírito questionador, como fundamento de uma atitude independente e responsável, tanto na vida quanto no trabalho.
6 - Ações a Serem Desenvolvidas
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
NOSSAS ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA PRIVILEGIAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE:
Interdisciplinaridade.Trabalho com hipóteses e reflexão.
Intervenção planejada por parte do professor (desafiadora).
Ampliação do conhecimento com a prática do trabalho em grupo.
Adequação do nível de dificuldade (sucesso/autoestima).
Atendimento ao aluno fora da sala de aula (Plantão de Dúvidas).
Orientação de Estudo.
Incentivo à admiração do aluno pelo conhecimento.
Respeito à fantasia da criança.
Investigação do conhecimento do aluno (diálogo sobre a dificuldade).
PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM NOSSO TRABALHO:
Proposta Humanista – em que se privilegia a relação aluno-professor, buscando a visão do educando como um ser pessoal, merecedor de todo respeito e a compreensão de sua individualidade, potencialidades e limitações.
Professor – Facilitador da Aprendizagem – valoriza-se a liberdade de expressão, encorajando o aluno à aventura do aprender, a relacionar-se mais efetivamente (pessoa a pessoa), tornando-o mais confiante.
Autoridade com base em Valores – promovendo a disciplina, o bom convívio social e a reflexão sobre limites, atitudes e dificuldades relacionadas ao comportamento dos alunos.
Olhar Acolhedor – preocupação de todos os educadores da escola em observar, acompanhar e ajudar o aluno a superar suas dificuldades, a enfrentar desafios e a desenvolver seu potencial.
Prática Sócio-Interacionista - buscando integrar a educação formal e a informal, levando o aluno ao uso de conceitos na aplicação das situações-problema do seu dia a dia.
COMUNIDADE E FAMÍLIA:
A escola entende como fundamental uma relação de parceria com a família. Para tanto promove uma série de situações em que o trabalho pode ser acompanhado e até mesmo modificado em razão de novos direcionamentos em busca de novos resultados.
No início do ano, ocorrem reuniões gerais com pais novos. Após isso, trimestralmente, são realizadas reuniões para entrega dos boletins e agendados encontros individuais para que ocorra uma troca de informações sobre a evolução do aluno, enquanto educando e enquanto filho. Em alguns eventos procuramos incentivar a participação da família, trazendo-a para a escola. Isto ocorre em atividades esportivas, saraus e festas comemorativas. Com isto, pretende-se transformar a escola em uma continuação da casa do aluno.
Com a família – ocorrem encontros periódicos entre coordenação educacional e pais, de forma individual, para que o desenvolvimento do aluno possa ter atenção especial de todos. Nesses encontros, são traçados planos conjuntos de ações entre a escola e a família, para que o trabalho seja redirecionado. Além disso, ocorrem reuniões trimestrais para entrega dos boletins e análise dos resultados.
Com os alunos – atendimento individualizado sempre que necessário, para que a evolução do aluno possa ser analisada. Em sala de aula, há também um trabalho de acompanhamento e conscientização dos alunos, para avaliação contínua do processo evolutivo.
Com o Corpo Docente – Cursos, palestras e reuniões direcionadas ao corpo docente promovendo orientação e capacitação. O trabalho em sala de aula é acompanhado pela Direção Educacional, além da realização de avaliações de desempenho através de conversas individualizadas. Atividades de integração entre os professores também ocorrem, facilitando o entrosamento interdisciplinar.
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I:
DIÁRIO DO ALUNO – Os responsáveis devem verificar o diário do aluno, todos os dias, e assinar os comunicados. As faltas devem ser evitadas e, quando ocorrerem, justificadas por meio desse diário.
CASOS DE AUSÊNCIAS PROLONGADAS – Os responsáveis deverão comunicar-se com a Coordenação Pedagógica.
CUIDADOS PROFILÁTICOS – Solicitamos aos responsáveis que comuniquem a escola sobre qualquer anormalidade quanto à saúde do aluno para que a escola se possa estar atenta a possíveis reações, inclusive alergia a medicamentos. O aluno que contrair moléstia contagiosa deverá permanecer em casa, obedecendo às recomendações médicas. Nesse caso, a escola deve ser informada por meio de atestado médico.
LANCHE – Incentivamos nossos alunos a trazer lanche de casa. Em caso de necessidade, o aluno poderá fazer uso da cantina, lembrando-se da importância de escolher alimentos saudáveis.
ANIVERSÁRIO – O aluno poderá comemorar seu aniversário na escola, única e exclusivamente com amigos da sala de aula e irmãos. Para tanto, os responsáveis devem entrar em contato com a Coordenação Pedagógica, que determinará dia e horário, e dará sugestões sobre o que deverá ser providenciado. Como essa é mais uma oportunidade de desenvolver a sociabilidade da criança, solicitamos aos pais ou responsáveis que não participem dessa comemoração no Colégio.
7 - Atividades de Enriquecimento Curricular e Preocupação Humanista
ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR E PREOCUPAÇÃO HUMANISTA
PROJETO INÍCIO
O Projeto Início tem como foco principal acolher os alunos, no início do ano letivo, buscando o bem estar da criança e do jovem no processo de integração ao seu novo ciclo e a sua nova turma. Acreditamos que cada início de ano, representa uma nova etapa da vida escolar do aluno, exigindo atenção, carinho e cuidado de quem o recebe, de forma a tornar esse momento o mais agradável possível. Socialização com serenidade, segurança e equilíbrio, é a nossa meta com esse projeto.
PROJETO OBJETIVO DE AÇÕES CIDADÃS – PROAC
O CIABC OBJETIVO considera os problemas sociais do nosso país uma responsabilidade de todos. Sendo assim, preocupa-se em estar mais próximo da comunidade local através de ações voltadas à preservação do meio ambiente e ajuda ao próximo. O PROAC tem como proposta principal levar o aluno a tornar-se consciente da importância do exercício de sua cidadania, através de oportunidades práticas que estimulem o sentimento de solidariedade, de respeito ao próximo e ao meio ambiente, o espírito de equipe, o aprendizado com as diferenças e a visão crítica da situação social, política e econômica do lugar onde vive.
Entre as ações, podemos citar a participação voluntária de alunos e professores em campanhas de arrecadação de materiais de necessidade das Instituições Beneficentes cadastradas e em campanhas que defendam o meio ambiente, como coleta de pilhas, baterias, óleos, entre outros; ações dentro da escola, voltadas ao respeito ao meio ambiente, como redução, reutilização e reciclagem de lixo escolar, combate à pichação e à poluição visual e diminuição do desperdício de materiais escolares.
Através do PROAC, todos os participantes se dedicam a promover, dentro da escola, um clima de consciência ecológica e de responsabilidade social, incentivando a participação e envolvimento de todos, além de criar constante movimento de colaboração e solidariedade.
PROJETO OBJETIVO DE EDUCAÇÃO PARA VALORES – PROEV
Com o intuito de complementar a responsabilidade da família na educação integral de nossos alunos, surgiu o PROEV, que propõe um trabalho de reflexão sobre Virtudes e Valores por meio de temas transversais, ou seja, assuntos que atravessam os diferentes campos do conhecimento e, portanto, podem ser abordados por professores de qualquer disciplina.
Esses temas referem-se à formação da pessoa humana e do cidadão, consciente de seus direitos e deveres, capaz de participar, ativa e construtivamente, da sociedade. Durante as aulas e atividades escolares, no decorrer do ano, o projeto proporciona a todos os alunos da escola, Ensino Fundamental e Médio, momentos de conversa, leitura e análise de textos, músicas e/ou situações diárias, que levam à reflexão de valores, como Compaixão, Tolerância, Simplicidade, Humildade, Amizade, Paciência, Amor, entre outros.
Durante o processo, a expressão dos sentimentos e das diferenças de ideias e visões das crianças e jovens acontecem naturalmente, e são respeitados. O objetivo do projeto não é trazer normas prontas ou certezas, mas propiciar um ambiente de reflexão, diálogo, responsabilidade, afeto e descobertas próprias.
SARAU DA FAMÍLIA
A família é a base de nossa formação, nossos valores e crenças. Representa o acolhimento à vida. É a primeira e mais determinante escola da tolerância, do diálogo, da compreensão e do amor. Todo ano, a escola apresenta o Sarau da Família, dividido por turmas, e convida a todos os pais, responsáveis e familiares para participarem desse momento de grande reflexão, emoção e homenagens.
Os Saraus são organizados e preparados, ao longo do ano, pelos alunos sob a coordenação dos professores de Artes e Língua Portuguesa. É um espaço aberto para a criação, comunicação, expressão e manifestação de pensamentos, sentimentos e visões críticas a respeito da vida. No Sarau, alunos, professores e familiares se encontram para compartilhar poesia, música e teatro.
PROJETO INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE – RODAS DE CONVERSA
O objetivo desse projeto é buscar aproximação entre a escola e os familiares de nossos alunos, oferecendo momentos para encontros que promovam reflexões sobre temas relacionados à infância, à adolescência e/ou à vida escolar de nossos alunos, além de lazer e integração.
É um espaço aberto em que educadores e familiares se reúnem para discutir, trocar experiências e ideias, no intuito de buscar caminhos em conjunto na missão de educar.
Consideramos importante valorizar o vínculo entre escola e família, para que o processo educacional ocorra por meio de uma forte parceria.
ATIVIDADES EXTRACLASSE
As atividades extraclasse, como visitas a Museus, Indústrias, Teatros, Shows, Parques, Exposições, entre outros, promovidas pelo CIABC OBJETIVO são parte integrante e essencial do projeto pedagógico da escola, visando complementar o aspecto cultural e educacional da formação de nossos alunos.
O calendário anual de atividades extraclasse é elaborado visando, prioritariamente, interagir com o conteúdo que está sendo visto nas aulas que é complementado com atividades sociais e culturais.
A contratação do transporte é sempre de empresas de ônibus conceituadas e os acompanhantes são os professores e/ou coordenadores em todas as atividades extraclasse. As formas de avaliação destas atividades são através de debates e relatórios após o evento. Estas atividades não são obrigatórias. Elas complementam as aulas curriculares, sendo oferecidas aos alunos como uma opção a mais. Elas ocorrem, em sua maioria, fora do horário normal de aula. Os alunos que não participam das atividades extraclasse não são prejudicados e têm garantido o direito às aulas normais nos dias dos eventos.
MOSTRA CIENTÍFICA
As disciplinas das áreas de Ciências buscam levar o aluno a observar, comparar e analisar os diferentes fatos cotidianos com os estudos de sala de aula, como também adquirir conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para o entendimento das mudanças decorrentes do desenvolvimento, buscando resolver problemas de diferentes aspectos e abordagens.
O trabalho desenvolvido nessas aulas visa estimular a importância do exercício da cidadania e de sua consciência ambiental.
No decorrer do ano letivo, durante as aulas, são realizadas pesquisas, trabalhos, maquetes, experimentos, descobertas, enfim, diversos estudos que são reunidos e apresentados nesse evento, numa belíssima exposição contando com as apresentações dos alunos aos pais.
O evento é aberto ao público e conta com a participação do Ensino Fundamental e Médio.
MOSTRA DE ARTE E LITERATURA
O objetivo desse evento é valorizar o estudo realizado em sala de aula, durante o ano letivo, sobre artes, linguagem, literatura, música, leituras obrigatórias e não obrigatórias, crítica literária, entre outros, mostrando à comunidade, por meio de exposições de desenhos, pinturas, poesias, jogos e oficinas, um pouco de nosso trabalho. Além disso, o evento conta com algumas atividades interativas dentro dos ambientes de exposição, coordenadas pelos alunos, a fim de incentivar o interesse de todos pela arte e literatura, bem como o senso crítico e artístico.
Trata-se de um evento onde o público pode verificar o que vem sendo estudado nessa área do conhecimento e também prestigiar talentos artísticos.
É um espaço para a criatividade, comunicação e expressão de ideias abordando temas como: influências indígenas, africanas e portuguesas; contos de mistério e memórias; viagens literárias; arte moderna e literatura modernista; entre outros temas, enfim, um evento de grande valor cultural e artístico.
FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE
O termo “Sustentabilidade” tem se tornado um dos principais temas que preocupam o Planeta Terra, devido às modificações sofridas ao longo do tempo. A discussão sobre o tema dentro das aulas em todas as páreas do conhecimento tem como meta consolidar e aumentar a eficiência das práticas do desenvolvimento sustentável, buscando envolvimento com causas socioambientais.
O Fórum de Sustentabilidade visa levar o aluno a participar de um grande encontro onde são realizadas oficinas de reciclagem, palestras de conscientização ecológica, debates sobre temas ambientais atuais, sobre alimentação saudável e sem desperdício, soluções para o lixo, consumo consciente, Biomonstros (ideias de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos, conservação dos recursos aquáticos e terrestres), estudo de impacto ambiental (EIA), agroecologia, entre outros.
EVENTOS ESPORTIVOS: JOGOS INTERCLASSES E OLIOB (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO)
Esses eventos incentivam a prática das modalidades esportivas, promovendo a integração e a confraternização entre os participantes. Durante as competições, além de interagirem, os alunos têm a oportunidade de descobrir suas capacidades e habilidades, num processo de autoconhecimento. Os jogos ocorrem durante o ano e contam com Cerimônia de Abertura, desfile dos jogadores, Hino Nacional, juramento do atleta. O evento conta com a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, divididos por categorias e modalidades. Entre as modalidades disputadas, estão: atletismo, basquetebol, futsal, futebol de campo, natação, handebol, voleibol, entre outras.
SEMANA DA CRIANÇA
A Semana da Criança ocorre em outubro, com o objetivo de comemorar o Dia das Crianças, com atividades lúdicas, culturais e sociais, proporcionando aos alunos uma semana repleta de divertimentos e celebrações.
NOITE DE AUTÓGRAFOS – 1º ANO
Evento que ocorre no final do ano letivo e que reúne as primeiras produções escritas dos alunos de 1º ano, num momento de celebração pela conquista da primeira etapa da alfabetização. Os textos escritos pelos alunos são organizados em um único livreto que fica exposto no evento para que cada aluno possa dar seu autógrafo durante essa noite tão especial!
Trata-se de uma homenagem aos alunos, aos professores e pais, pelo empenho de todos durante o ano para que essa conquista se concretizasse.
VIAGENS E FESTAS DE FORMATURA
Para as turmas que encerram uma etapa da vida escolar, ou seja, que finalizam o Ensino Fundamental II (9º ano) e o Ensino Médio (3º ano), o colégio organiza eventos que celebrem a conquista de mais uma etapa por meio de Festa de Formatura e Viagens.
A Festa de Formatura é o momento em que pais, familiares e amigos dos alunos formandos são convidados para prestigiarem nossos alunos. Uma festa linda e tradicional que acontece em buffet especializado e renomado, com decoração especial, homenagens aos professores e pais, valsas, muita diversão e emoção.
As viagens oferecidas são destinos que privilegiam segurança, bem estar, convivência social e que ampliem o conhecimento por meio de estudos do meio (geográficos e ecológicos).
São comemorações especiais e momentos inesquecíveis que ficam para sempre!
OLIMPÍADAS CULTURAIS
Incentivamos a participação de nossos alunos em Olimpíadas Nacionais e Regionais como: Matemática, Astronomia, História, Português, Biologia, entre outras, proporcionando a eles a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, valorizando habilidades e competências.
ESCOLA DO MAR – EDUCACÃO AMBIENTAL
Instalada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, a Escola do Mar é uma sala de aula tão ampla, que não se veem portas ou janelas. Ela foi criada pelo Centro Educacional Objetivo para receber seus alunos, provenientes de todo o país, e tem cumprido importante papel na Educação Ambiental de alunos do Ensino Médio, professores e pesquisadores. O colégio oferece, em seu curso, a disciplina Ciências do Mar, com teoria, por meio de aulas expositivas e orientação para as atividades de campo, e atividades práticas de observação, coleta e análise de material, projeções de filmes e slides, excursões e, claro, muito mergulho!
A finalidade é despertar o interesse dos jovens pelo estudo do ambiente marinho, levar aos alunos noções básicas da metodologia científica e introduzir noções sobre Ciências do Mar e Meio Ambiente.
Durante o processo, a expressão dos sentimentos e das diferenças de ideias e visões das crianças e jovens acontecem naturalmente, e são respeitados. O objetivo do projeto não é trazer normas prontas ou certezas, mas propiciar um ambiente de reflexão, diálogo, responsabilidade, afeto e descobertas próprias.
8 - Os Melhores Resultados - Vestibulares e ENEM
OS MELHORES RESULTADOS – VESTIBULARES e ENEM
Há vários anos, o Colégio Objetivo é uma das instituições que mais aprova nos vestibulares, e esse é um importante diferencial de nossa instituição. Esses resultados decorrem de um processo educacional rico e constantemente atualizado. Nosso Projeto Pedagógico, nossos professores e equipe técnica garantem uma qualidade especial em todos os procedimentos.
Em Mauá, nossa escola sempre esteve entre as mais bem classificadas, com excelentes resultados nos últimos anos, comprovando ensino sério, compromisso e educação de qualidade!
AÇÕES QUE PREPARAM NOSSOS ALUNOS
CICLO CRÍTICO-LITERÁRIO
Voltado aos alunos do Ensino Médio, tem como objetivo facilitar o entendimento e análise das obras exigidas pelos vestibulares da FUVEST e UNICAMP. Oferecido em horário oposto ao das aulas curriculares, ao longo do ano, os alunos têm acesso a aulas especiais, destinadas à orientação de leitura dessas obras, bem como à sua análise completa.PROJETO PROFISSÕES
Por meio de palestras e visitas monitoradas a algumas Universidades, o Projeto Profissões visa proporcionar aos alunos, maior conhecimento sobre as diversas carreiras, valorizando a qualificação, orientação e colocação profissional, além de divulgar as últimas tendências de mercado e capacitação. É um evento que ocorre todos os anos e vem complementar o intenso trabalho de preparação dos alunos do Ensino Médio para a escolha profissional.ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Por meio de encontros entre alunos de Ensino Médio e psicólogos e pedagogos, em horário oposto ao das aulas curriculares, os alunos podem conversar sobre escolhas profissionais, carreiras, mercado de trabalho, habilidades e competências, áreas de atuação, como também, angústias, receios, conflitos e ansiedade que essa fase normalmente causa.São rodas de conversa em que alunos e profissionais da educação pesquisam, estudam e analisam juntos possibilidades de caminhos a escolher.
LABORATÓRIO DE REDAÇÃO
Oferecemos aos nossos alunos de 3º ano do Ensino Médio, em horário oposto ao das aulas curriculares, sem custo, aulas especiais de Redação, com o objetivo de desenvolver a capacidade de escrita, organização das ideias e análise sobre temas da atualidade, que possivelmente serão pedidos nas redações dos principais Vestibulares do país.SIMULADOS
Periodicamente, durante todo o ano letivo, são oferecidos aos nossos alunos de 3º ano do Ensino Médio e também para toda a comunidade, simulados sobre os principais Vestibulares do país. São provas que procuram simular o mesmo grau de dificuldade e estilo das questões que costumam cair nos vestibulares, de forma a preparar os alunos. Até o clima do vestibular e tempo de prova é simulado, para que o aluno seja preparado da melhor forma possível.FESTA DOS APROVADOS
No início de todos os anos, convidamos nossos alunos aprovados nos Vestibulares para participarem de uma comemoração dentro da escola, com o objetivo de celebrar a conquista e de transmitir aos alunos futuros vestibulandos o incentivo, esperança e a certeza da realização de seus sonhos quando há esforço e dedicação.9 - Material Didático
O Colégio Objetivo oferece aos seus alunos material didático completo e diferenciado, especialmente elaborado pelos coordenadores das áreas. Esse material orienta nossa prática pedagógica diária, promovendo a participação do aluno em projetos interdisciplinares, laboratórios, jogos e trabalhos em grupo, aulas de literatura, produção e interpretação de diferentes gêneros textuais, além de estimular o contato com o mundo das artes. Durante o ano letivo, são distribuídos aos alunos:
ENSINO INFANTIL 2 (4 ANOS)
Diário do aluno – caderno semestral em forma de agenda para a comunicação entre a escola e a família.
Imagens, sons e palavras (Linguagem) – conjunto semestral de fichas coloridas de tamanho A3.;
Natureza e Cultura – conjunto anual de fichas coloridas de tamanho A3.;
Investigando a descoberta (Matemática) – conjunto semestral de fichas coloridas de tamanho A3.;
Imagens, sons e palavras (Arte) – conjunto anual de fichas de tamanho 41,0 x 27,6, com pasta.
Imagens, sons e palavras (Música) – conjunto anual de fichas de tamanho A3;
Inglês – Caderno anual de tamanho A3.:
ENSINO INFANTIL 3(5 ANOS)
Diário do aluno – caderno semestral em forma de agenda para a comunicação entre a escola e a família.
Imagens, sons e palavras (Linguagem) – conjunto semestral de fichas coloridas de tamanho A3.
Natureza e Cultura – conjunto anual de fichas coloridas de tamanho A3.;
Investigando a descoberta (Matemática) – conjunto semestral de fichas coloridas de tamanho A3.
Imagens, sons e palavras (Arte) – conjunto anual de fichas de tamanho 41,0 x 27,6, com pasta.
Caderno sem pauta – caderno anual com folhas brancas para registros de atividades.
Imagens, sons e palavras (Música) – conjunto anual de fichas de tamanho A3;
Inglês – Caderno anual de tamanho A3.:
ENSINO FUNDAMENTAL - 1°ANO
Diário do aluno – caderno semestral em forma de agenda para a comunicação entre a escola e a família.
Cadernos Semestrais de Língua Portuguesa: Conjunto de fichas coloridas, com adesivos, que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de instrumentos de comunicação, expressão e representação necessários para poderem compreender, criar e atuar no mundo que as envolve. Tamanho 23,5 x 33,0.
Cadernos Semestrais de Matemática: Conjunto de fichas coloridas que possibilitam aos alunos o desenvolvimento da compreensão do número, através de experiências de contagem, agrupamento, combinação e comparação. Tamanho 23,5 x 33,0.
Caderno Anual de Atividades de Natureza e Cultura (História, Geografia e Ciências): Conjunto de fichas coloridas, com adesivos, que proporcionam aos alunos o estudo de aspectos e manifestações de diversas culturas e meios, despertando o valor do respeito às diferenças e ao meio em que vivem. Tamanho 23,5 x 33,0.
Caderno pautado: caderno anual com linhas largas para exercícios de escrita. Tamanho 20,5 x 27,5.
Caderno sem pauta – caderno anual com folhas brancas para registros de atividades.
Caderno Anual de Arte: Conjunto de fichas de tamanho A3, com pasta, que permitem que a criança expresse, comunique e atribua sentido as suas sensações e pensamentos, por meio da organização de linhas, formas, volume, espaço, cor e luz, através do desenho, da pintura, da escultura, da gravura, do alinhavo, entre outras atividades.
Caderno Anual de Música: Conjunto de fichas coloridas, com adesivos, permitindo registros finais do trabalho desenvolvido nas áreas de apreciação musical, memória auditiva, marcação rítmica, timbre dos instrumentos, características dos sons graves, agudos e médios, canto, dança, rimas, entre outros tópicos. Tamanho 23,5 x 33,0.
Caderno Anual de Inglês: Conjunto de fichas coloridas, com adesivos, para registros finais do trabalho desenvolvido sobre os primeiros contatos com a língua que se referem às palavras e sentenças que fazem parte do dia a dia da criança: pessoas, alimentação, animais, natureza, brinquedos, roupas, partes do corpo, entre outros temas. Tamanho 23,5 x 33,0.
ENSINO FUNDAMENTAL – 2º AO 5º ANO
Diário do aluno – caderno semestral em forma de agenda para a comunicação entre a escola e a família.
Cadernos bimestrais Língua Portuguesa, História e Geografia: cadernos coloridos contendo teoria, exercícios para realização em classe e tarefas de casa.
Cadernos bimestrais Matemática e Ciências: cadernos coloridos contendo teoria, exercícios para realização em classe e tarefas de casa.
Cadernos bimestrais Inglês: cadernos coloridos contendo teoria, exercícios para realização em classe e tarefas de casa.
Cadernos semestrais de Música: cadernos coloridos contendo teoria e exercícios para realização em classe.
Caderno anual de Arte: Conjunto de fichas de atividades tamanho A3.
Cadernos semestrais pautados: caderno com linhas largas para exercícios complementares. Tamanho 20,5 x 27,5.
Pasta produções de textos: anual, para guardar os textos produzidos.
Projetos:
1º ano
Itinerário e Maquetes: conjunto anual de fichas para ser utilizado em grupos.2º ano
Nos espaços da Matemática e da Arte: conjunto anual de fichas para ser utilizado em grupos.3º ano
Nos espaços da Matemática e da Arte: conjunto anual de fichas para ser utilizado em grupos.4º e 5° ano
Nos espaços da Matemática e da Arte: conjunto anual de fichas para ser utilizado em grupos.ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ao 9º ano
Cadernos Bimestrais das áreas de Artes, História, Geografia e Ciências:
INGLÊS – O material de Inglês foi elaborado segundo o Communicative Approach, no qual alunos e professores trabalham com o objetivo de promover uma comunicação integrada em língua estrangeira. Buscamos, ainda, promover a leitura e a interpretação de textos, utilizando assuntos pertinentes ao universo da criança e do adolescente. As atividades e os exercícios têm como objetivo a prática dos conteúdos já estudados e também chamar a atenção do aluno para os pontos principais da matéria, fazendo dele um leitor e aprendiz com olhar crítico e construtivo.
HISTÓRIA – Os cadernos de História foram elaborados a partir do entrelaçamento dos assuntos relativos à História do Brasil e à História Geral, de acordo com o que se convencionou chamar de História Integrada. São cadernos de leitura e de trabalho voltados para o uso efetivo do aluno, de maneira a envolvê-lo no processo de conhecimento. Além de fornecerem as informações básicas necessárias para a compreensão dos diferentes assuntos tratados, procuram estimular a atividade de pesquisa e análise de documentos históricos, bem como debates e discussões que levam a um posicionamento crítico do aluno;
GEOGRAFIA – O material de Geografia busca ajudar nossos alunos na leitura da realidade atual, destacando, de um lado, as diferenças nela contidas e, de outro, sua natureza global. Para tanto, o material foi concebido com imagens, mapas, laboratórios e outros materiais de pesquisa que propiciam aos alunos a apreensão de conceitos básicos, necessários para o domínio dos diferentes temas tratados. Os cadernos também incentivam o raciocínio e a reflexão crítica, pois propõem discussões baseadas em eventos do cotidiano e em informações veiculadas pela mídia, tendo sempre em vista o papel do aluno como agente social e cidadão;
CIÊNCIAS – O material de Ciências foi elaborado com o objetivo de permitir que o aluno tenha uma ampla visão dos assuntos pertinentes à Biologia (Ecologia em especial), à Física e à Química. Além disso, as experiências de laboratório permitem uma melhor compreensão dos assuntos estudados nas aulas teóricas. Em todas as séries existe a preocupação de relacionar a matéria dada com o dia-a-dia do aluno, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e do olhar crítico.
Cadernos Semestrais Artes:
ARTES – O grande número de informações que nos chega pelas imagens exige uma educação voltada para a apreensão dessas informações, que permita e facilite o exercício da crítica por meio da busca de significados, do estabelecimento de relações e comparações além da articulação do conhecimento. Eles são estruturados para atender a essa necessidade, favorecendo o desenvolvimento das seguintes potencialidades humanas: a percepção, a observação, a imaginação e a sensibilidade. A abordagem dos cadernos permite que os alunos ampliem seus conhecimentos artísticos através de vivências, contextualização, leitura e apreciação de imagens;
Cadernos Bimestrais das áreas de Matemática, Português e Inglês:
MATEMÁTICA – Os cadernos de Matemática enfocam situações da vida cotidiana, (Matemática Aplicada), tendo como objetivo levar o aluno a apreciar e valorizar a Matemática, a ser capaz de resolver problemas, raciocinar, comunicar-se matematicamente e, principalmente, acreditar na sua própria capacidade. Os textos usados são informativos, envolventes e seguem as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que pedem a integração entre a Matemática e as demais disciplinas. Os alunos trabalham também com aulas práticas, que transformam conceitos abstratos em situações concretas.O aspecto visual do caderno favorece bastante o aprendizado, além de embelezar e tornar mais atrativo o material;
PORTUGUÊS – O material de Português foi elaborado, tendo como ponto de partida três objetivos principais complementares:
Desenvolvimento das habilidades comunicativas básicas de expressão oral e escrita – os textos foram escolhidos de acordo com a faixa etária e ligados ao estudo das estruturas da língua para melhor apreensão dos conteúdos estudados;
Desenvolvimento do raciocínio lógico – sendo a leitura uma habilidade de comunicação, os livros e os textos sugeridos propiciam ao aluno contato com diferentes ideias e pontos de vista. Assim, possibilitam o abandono do ponto de vista egocêntrico, permitindo o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e da argumentação;
Desenvolvimento da reflexão crítica – as atividades de interpretação e produção de textos também convergem para o objetivo geral do processo educativo, ou seja, desenvolvimento, no aluno, das capacidades de observação, reflexão, discriminação de valores, julgamento e formação de atitudes sociais condizentes com a civilidade, o espírito de cooperação e a ausência de preconceitos.
Gramática da Língua Portuguesa (terceiro bimestre) – 9º ano;
LIVROS DE LITERATURA
Os livros de Literatura foram criteriosamente selecionados por nossos coordenadores e serão lidos, sob a orientação dos professores, durante o ano letivo. Nesses momentos, pretendemos favorecer o diálogo com os textos sugeridos, estreitando, dessa maneira, a relação do aluno com o livro como fonte de informação e prazer. A seguir, a lista dos livros da leitura dirigida:
6º ano
As mil e uma noites – contos árabes com adaptação de Paulo Sérgio de VasconcellosCupido e Psiquê e outras narrativas da Literatura Mundial – contos populares e lendas de diversas culturas com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos
Mitos Gregos – histórias da mitologia grega com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos
Sonhos de uma Noite de verão – comédia teatral de William Shakespeare
7º ano
Viagens de Gulliver – romance satírico de Jonathan SwiftAlice no País das Maravilhas – livro de aventuras de Lewis Carrol
Cyrano de Bergerac – peça teatral de Edmond Rostand
Coletânea de contos brasileiros de diversos autores
8º ano
Quem conta um conto... e outros contos – coletânea de contos nacionais do século XIX de diversos autoresO Anel de Polícrates e outras histórias – histórias variadas de autores estrangeiros
O Noviço e O juiz de paz na roça – comédias teatrais de Martins Pena
Romeu e Julieta – tragédia teatral de William Shakespeare
9º ano
Quatro Contos – contos policiais da Literatura Inglesa e Norte-AmericanaColetânea de Poesias – poesias diversas de autores nacionais
Brás, Bexiga e Barra Funda – contos nacionais de Alcântara Machado
Odisséia – epopéia grega de Homero com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos
ENSINO MÉDIO – 1º e 2º ano
Cadernos bimestrais de Física, Matemática, Português e Química– cadernos com o conteúdo das várias disciplinas e exercícios propostos organizados, aula por aula, em módulos.
Cadernos bimestrais de Biologia, Geografia, História e Inglês– cadernos com o conteúdo das várias disciplinas e exercícios propostos organizados, aula por aula, em módulos.
TC – Tarefa de Casa: Biologia, Geografia, História, Inglês, Física, Matemática, Português e Química – cadernos com exercícios para serem resolvidos em casa.
TC Resolução: Biologia, Geografia, História, Inglês, Física, Matemática, Português e Química – cadernos com as resoluções dos exercícios do caderno de TC.
Livros de literatura (são atualizados anualmente de forma a acompanhar a lista de livros que serão solicitados nos Vestibulares):
Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
Contos – Machado de Assis
Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida
Iracema – José de Alencar
ENSINO MÉDIO – 3º ano
Cadernos Mensais de exercícios e orientações de estudo: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química – cadernos com exercícios para serem resolvidos em sala de aula e orientações de estudo para a realização das tarefas de casa que se encontram no livro da coleção.
Fichas-resumo – semestrais de todas as disciplinas: Contendo o resumo dos conteúdos teóricos para consulta rápida – Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Literatura, Química.
Resumos: Resumos das Obras Literárias solicitadas nos principais Vestibulares (18 Obras).
10 – Forma de Gestão da Escola
FORMA DE GESTÃO DA ESCOLA
Nossa escola é dividida em setores. Cada setor é responsável por um aspecto de funcionamento da unidade. Todos os setores estão disponíveis para atendimento aos alunos, desde que fora do horário de aula.
Com relação ao atendimento a pais ou responsáveis e à comunidade em geral, agendamos o contato através do setor de Atendimento/Informações, para que o setor a ser procurado possa dispor de todo o tempo e de todas as informações necessárias para proporcionar o melhor atendimento individualizado.
Atendimento e Informações: É o primeiro setor a ser procurado, pois encaminha todos os assuntos pendentes aos setores correspondentes. Responsável pelas principais informações referentes ao funcionamento da escola, pelo atendimento ao público, via telefone ou pessoalmente, e pela transmissão de recados a professores, alunos e funcionários.Secretaria de Notas, Faltas e Documentos: É responsável por toda a documentação da escola: boletins, históricos, relatórios, declarações, calendários, provas substitutivas. Zela pela organização e arquivamento de documentos e vida escolar dos alunos.
Segurança e Manutenção: Setor responsável pela manutenção da limpeza, pelos serviços de zeladoria e pela segurança interna dos alunos e do patrimônio escolar.
Coordenação Educacional: Acompanha continuamente todos os itens relacionados à vida escolar do aluno: orientação de estudos, atividades extraclasse, aproveitamento escolar, socialização com os professores e demais alunos. Realiza um trabalho de conscientização e aconselhamento para resolução de eventuais dificuldades que os alunos possam enfrentar. O trabalho da Coordenação Pedagógica está sob responsabilidade de um profissional habilitado, o qual participa ativamente de toda a elaboração e cumprimento dos valores pedagógicos da escola, definidos em planejamento conjunto efetuado com todo corpo docente. O Coordenador supervisiona e apoia a todo o corpo docente e discente para que os objetivos pedagógicos da escola sejam plenamente atingidos. Mantém constante relacionamento com as famílias. Acompanha o desempenho do aprendizado de cada aluno, como um todo, bem como a programação, conteúdos e estratégias.
Orientação Educacional: Cabe ao Orientador participar de todo o planejamento pedagógico da escola, participando mais ativamente na elaboração e execução do Projeto de Orientação (aulas, cronogramas, relação com temas atuais, etc.). O Orientador está sempre ao lado do corpo docente para ajudar a solucionar dúvidas, problemas e construir uma formação mais sólida de valores dos alunos. Está em constante troca com o corpo docente para que as aulas possam fluir prazerosamente a todos e para que o aluno possa aproveitar ao máximo as experiências vividas em sala de aula e fora dela, nas atividades extraclasse. Seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual, ajudando o aluno a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propício ao seu desenvolvimento. É criar condições para que o aluno assimile profundamente todas as informações – considerando-se a necessidade de receber o ensinamento de forma significativa.
Direção Escolar: Coordena o funcionamento de todos os setores da escola, além de acompanhar o trabalho realizado pelos professores quanto à avaliação, cumprimento da programação e acompanhamento dos alunos. Acompanha o trabalho da secretaria de notas, faltas e documentos, zelando pelo bom funcionamento burocrático da escola, de acordo com a legislação vigente.
11 – Perfil do Corpo Docente
PERFIL DO CORPO DOCENTE
O nosso Corpo Docente é constituído por profissionais qualificados e que geralmente são treinados pela própria instituição. A maioria inicia sua carreira nas próprias escolas da rede Objetivo como auxiliares de classe ou professores em treinamento, e assim aprendem a bem utilizar de um material didático próprio elaborado por equipe altamente especializada.
Durante o ano, são realizadas reuniões pedagógicas com a Direção Escolar e Coordenação das Disciplinas, a fim de que o trabalho possa ser unificado e supervisionado. Além disso, estas reuniões representam momentos em que os professores podem trocar ideias e experiências, enriquecendo assim, o dia a dia da sala de aula.
Além disso, a proximidade que o nosso professor tem com os alunos facilita a aprendizagem e propicia um ambiente agradável que encoraja o aluno a tirar suas dúvidas. Um ambiente de carinho, amizade e afeto que não elimina a seriedade do trabalho, nem a disciplina necessária para o bom andamento das aulas e cumprimento da programação.
Para que a prática pedagógica possa ocorrer de acordo com nossos princípios e objetivos:
“Acreditamos que o professor reflexivo, capacitado, inovador, que observa as diferentes maneiras de aprender e que está em constante troca e discussão sobre seu trabalho com outros docentes, desenvolve ações de maior qualidade e apresenta maior comprometimento com o processo educacional.”
12 - Sistema de Avaliação
O Sistema de Avaliação tem as seguintes características
Diversificado: uso de múltiplos instrumentos, proporcionando ao aluno diferentes possibilidades de verificação de sua aprendizagem. As avaliações podem ser de vários tipos: em grupo, individuais, com consulta, sem consulta, orais, laboratórios, dramatizações, debates, dissertativas, múltipla escolha, entre outros.
Frequente: rotineiro, fazendo parte do dia-a-dia do aluno, para que ele possa encarar o processo avaliativo como algo natural, que faz parte da vida e que é necessário e bom para o crescimento e a evolução de todo indivíduo.
Aleatório: sem calendário prévio, as avaliações podem ser aplicadas a qualquer momento, conforme o Projeto de Avaliação de cada professor. Desta forma, o aluno é levado a manter seus estudos em dia, desenvolvendo o hábito de estudar em casa diariamente.
Coerente: sempre com um objetivo claro e bem definido pelo professor (seja escrito ou oral), toda avaliação verifica o conteúdo efetivamente trabalhado em aula.
Ponderado: avaliando o aluno como parte de um grupo, as verificações de aprendizagem estabelecem relações entre os alunos da classe, entre as classes e as Unidades.
Participativo: com incentivo à participação ativa do aluno em sua avaliação através da autoavaliação e opiniões críticas apresentadas aos professores que conduzem o processo.
Utilizamos os seguintes conceitos:
PLE – Plenamente Satisfatório (quando o aluno atinge todos os objetivos propostos);
SAT – Satisfatório (quando o aluno atinge parte dos objetivos propostos);
NS – Não Satisfatório (quando o aluno não atinge o mínimo dos objetivos propostos).
Composição do Boletim Trimestral:
Avaliação do Professor: Cada professor elabora seu Projeto de Avaliação Trimestral, em que apresenta a maneira como pretende avaliar a aprendizagem de seus alunos em suas aulas. Essas avaliações são aplicadas no decorrer do ano, aleatoriamente, conforme a periodicidade que o professor determina, levando o aluno a obter inúmeros conceitos, que resultarão num conceito final em cada disciplina.
Avaliações Multidisciplinares: Tem como objetivo valorizar o conhecimento geral sobre o específico, integrando as várias disciplinas. Leva o aluno a analisar seu resultado em relação a sua turma e em relação a ele mesmo. Além de proporcionar ao aluno a análise por área do conhecimento. São avaliações mensais com calendário prévio que podem ser dissertativas, com eixo temático e de múltipla escolha. Os resultados são expressos por área do conhecimento:
1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
2. Ciências Humanas e suas Tecnologias.
3. Matemática e suas Tecnologias.
4. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Projeto de Atualidades: em o objetivo de vincular a escola com a realidade atual, levando nossos alunos a relacionarem o que aprendem em sala de aula aos acontecimentos do mundo globalizado. Ocorre um por trimestre, por meio de trabalhos em grupo englobando pesquisas, apresentações visuais e debates. Os trabalhos são desenvolvidos sobre temas de variadas áreas, como Política, Economia, Comunidade, Cidades, Cultura, Saúde, Qualidade de Vida, Meio Ambiente, Educação, Ciências, Profissões, entre outros. Para finalizar o processo de pesquisa os alunos preparam-se para o Dia do Debate. Nesse momento, os grupos apresentam oralmente suas pesquisas, trocando com os colegas e professores opiniões e ideias sobre os assuntos em questão.
Autoavaliação: Momento em que o aluno é levado a refletir sobre si mesmo em relação a sua postura na vida escolar.
Conceito Final: É composto pelos Conceitos de Avaliação do Professor, Avaliação Multidisciplinar, Projeto Atualidades e Autoavaliação.
Recuperação: Tem como objetivo principal oferecer ao aluno a oportunidade de rever conceitos básicos da disciplina em que apresenta dificuldade de aprendizagem, visando ao seu melhor aproveitamento escolar.
Promoção ao ciclo seguinte: Ao término do ciclo, será considerado aprovado o aluno que obtiver conceito final “Plenamente Satisfatório” ou “Satisfatório” e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento). Ensino Fundamental – 1º ano: Para esse ciclo, o Sistema de Avaliação será totalmente qualitativo, a realizar-se por meio de relatórios periódicos e dissertativos, que apresentarão dados a partir da observação contínua do professor em relação à evolução do aluno.
Avaliações Substitutivas referentes às avaliações aleatórias: Quando o aluno não realizar uma determinada avaliação, fica a critério do professor considerar a necessidade ou não de aplicar a avaliação substitutiva num outro momento. Para tanto, cabe ao professor levar em conta a justificativa do aluno pela sua falta, o tipo de avaliação que o aluno perdeu, a periodicidade de suas avaliações conforme o número de aulas semanais, entre outros motivos.
Avaliações Substitutivas referentes às avaliações agendadas: O aluno deverá apresentar atestado médico/justificativa por escrito e solicitar na secretaria sua prova substitutiva, mediante pagamento.
Revisão de Resultados: Após a divulgação de qualquer resultado referente ao processo avaliativo, o aluno, seu pai ou responsável dispõem de 48 horas para solicitar eventuais revisões.
EDUCAÇÃO INFANTIL
A avaliação consiste em uma análise diária do desempenho da criança e de aspectos característicos de seu processo de aprendizagem em cada uma das áreas da programação adotada na Educação Infantil, respeitando o desenvolvimento dentro de cada faixa etária.
Periodicamente, é elaborado um relatório de cada aluno, que retrata sua evolução nos aspectos físico-motor, emocional, intelectual, social.
Esse procedimento é de fundamental importância, pois permite identificar as conquistas alcançadas pelo aluno, bem como deficiências no aproveitamento provocadas por agentes afetivos, orgânicos, sociais etc. Presta-se também a recomendar providências que conduzam à resolução do problema.
13 – Organização da Vida Escola e do Regime Escolar
ORGANIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR E DO REGIME ESCOLAR
Abono de Faltas: Os abonos de faltas permitidos apenas em casos especialíssimos, previstos pela legislação (cirurgia grave, traumatismo, moléstia infecto-contagiosa), somente serão encaminhados à apreciação da Direção nas seguintes condições:
Atestado com nome completo do aluno, nome e código da doença (CID), período de abrangência, assinatura e nome legível do médico, número do CRM;
O atestado deve ser entregue até 48 horas após o final do período de abrangência. Após, não será aceito. A entrega deve ser feita na secretaria da unidade.
14 – Transferências e Matrículas
A transferência poderá ser expedida em qualquer época do ano, quando requerida, ou a critério da escola no caso de faltas graves cometidas pelo aluno. O pedido de transferência deverá ser solicitado ao diretor da escola pelo pai ou responsável legal pelo aluno em impresso próprio, disponível em todas as unidades. Cumpridas as exigências contidas nesse impresso, a declaração será fornecida em dois dias úteis, e o restante da documentação, em trinta dias, conforme a legislação.
As matrículas para o ano seguinte serão efetuadas em época determinada e previamente divulgada pela escola, sendo oferecidos prazos e condições especiais para os alunos que já estão cursando o Colégio Objetivo. A matrícula fica condicionada à apresentação de toda a documentação solicitada e à comprovação da conclusão da série anterior. A não reserva da matrícula para o ano seguinte implica a impossibilidade de opção pelo horário de preferência do aluno para cursar a série em que se matricular, reservando-se à Escola o direito de remanejamento para outro horário de funcionamento do Colégio Objetivo, na mesma unidade.
15 – Horários de Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Sábados, das 8h às 12h.
16 – Horários das Aulas Curriculares
Horário das Aulas Curriculares - Educação Infantil e Ensino Fundamental
Período da Manhã – 8h às 12h30
Período da Tarde – 13h20 às 17h50.
Ocorrem 05 aulas por dia de 50 minutos, com intervalo de 20 minutos.
Horário das Aulas Curriculares - Ensino Médio
Período da Manhã – 7h10 às 12h30
Ocorrem 06 aulas por dia de 50 minutos, com intervalo de 20 minutos.
17 – Normas de Entrada e Saída dos Alunos
NORMAS DE ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO)
ENTRADA
Os horários de entrada e de saída devem ser respeitados, pois criar o hábito de ser pontual é importante para a vida social do aluno e para a sua formação como cidadão, além de contribuir para o processo de aprendizagem dele. Desse modo, os alunos devem comparecer ao Colégio com pontualidade, evitando atrasos e faltas desnecessárias. Em caso de excesso de atrasos a secretaria emitirá uma carta de alerta aos pais solicitando a presença. No caso de exames ou consultas, é necessária a apresentação de atestado médico.
Os responsáveis devem deixar o aluno no portão de entrada do Colégio, onde ele será recebido pelos funcionários da escola.
Na saída dos alunos, nossos funcionários permanecerão com eles por mais 20 minutos após o horário estabelecido. Assim, pedimos aos responsáveis ou seus representantes legais que retirem o aluno no horário previsto, evitando eventuais problemas.
No caso de recados ou comunicados ao Colégio, os responsáveis devem fazê-los por escrito. Se houver necessidade de fazer um contato direto com coordenadores, professores ou orientadores, devem agendar um horário evitando-se, assim, que sejam dados recados ou feitos comunicados na entrada e saída dos alunos.
Solicitamos que o telefone seja usado somente para comunicações em casos de urgência, pois, durante o horário das aulas, a atenção de nossos profissionais estará voltada para o acompanhamento dos alunos.
Para assistir às aulas, o aluno deverá, necessariamente:
Estar com uniforme escolar completo, incluindo o uso do tênis (obrigatório em todas as atividades).Trazer material didático adequado para as atividades.
Carteira de identidade escolar – deverá ser mantida dentro da mochila.
SAÍDA
Saída com Pais ou Responsáveis – Somente com a presença dos pais ou responsáveis.
Saída com outras pessoas – O aluno somente será liberado para sair com outras pessoas se os pais ou responsáveis deixarem por escrito uma autorização outorgando poderes para que essas pessoas possam retirar a criança da escola, caso contrário a criança não será liberada. No início do ano os pais ou responsáveis deverão preencher um cadastro com a relação das pessoas autorizadas a retirar o aluno na ausência deles.
Saída com Transporte Escolar – Somente com a presença do representante do transporte escolar contratado pela família. Nesse caso a família deverá comunicar a escola qual o transporte escolhido.
**Pais ou responsáveis deverão comparecer à escola antes do início das aulas para comunicação do tipo de saída que desejam.
NORMAS DE ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS – ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO)
ENTRADA
Haverá uma tolerância de 10 minutos do horário da primeira aula. Caso o atraso seja maior, o aluno poderá entrar somente para a segunda aula. Serão tolerados apenas três atrasos por mês. No quarto atraso o aluno receberá um Relatório de Ocorrência Escolar (ROE). A entrada a partir da terceira aula só será autorizada mediante atestado médico. Em caso de excesso de atrasos a secretaria emitirá uma carta de alerta aos pais solicitando a presença.
Para assistir às aulas, o aluno deverá, necessariamente:
Estar com uniforme escolar completo, incluindo o uso do tênis (obrigatório em todas as atividades).Trazer material didático adequado para as atividades.
SAÍDA
Saída livre: os alunos autorizados a saída livre após o término das aulas utilizarão carteirinha específica para isso (Passe Livre);
Saída antecipada para todas as turmas: somente será autorizada mediante autorização dos pais ou responsáveis por escrito via e-mail ou carta.
NORMAS DE ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS – ENSINO MÉDIO
ENTRADA
Haverá uma tolerância de 10 minutos do horário da primeira aula. Caso o atraso seja maior, o aluno poderá entrar somente para a segunda aula. Serão tolerados apenas três atrasos por mês. No quarto atraso o aluno receberá um Relatório de Ocorrência Escolar (ROE). A entrada a partir da terceira aula só será autorizada mediante atestado médico. Em caso de excesso de atrasos a secretaria emitirá uma carta de alerta aos pais solicitando a presença.
Para assistir às aulas, o aluno deverá, necessariamente:
Estar com uniforme escolar completo, incluindo o uso do tênis (obrigatório em todas as atividades).Trazer material didático adequado para as atividades.
SAÍDA
Todos têm saída livre após o término das aulas (12h30).
SAÍDA ANTECIPADA (PARA TODOS OS CICLOS)
Antes do término das aulas:
Saída com a presença dos Pais ou Responsáveis – Pais ou responsáveis deverão assinar dia, hora e motivo da retirada do aluno;Saída sem Acompanhante – Só será permitida mediante uma autorização específica preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis;
Dispensa por Telefone – Não será permitida.
18 – Assistência Médica ao Aluno em Atividades Escolares
No início do ano, é preenchida pelos pais ou responsáveis uma ficha de acompanhamento de saúde para cada aluno. Essa ficha fica arquivada na escola. Nela, estão, entre outros, todos os procedimentos a serem seguidos em casos de indisposição súbita ou eventuais acidentes que ocorrerem durante as atividades escolares. Quando não houver indicação do médico preferencial para encaminhamento do aluno, ele será levado ao hospital conveniado mais próximo de sua cidade, onde receberá o atendimento emergencial. Antes de qualquer procedimento por parte da escola, a família será imediatamente requisitada.
19 – Divisão Organizacional das Equipes de Trabalho
Cada setor é responsável por um aspecto de funcionamento da escola. Todos os setores estão disponíveis para atendimento aos alunos, pais e comunidade em geral.
Para melhor organização dos atendimentos aos pais, solicitamos a gentileza de agendarem horário através do setor de Atendimento/Informações, para que possamos dispor de todo o tempo e de todas as informações necessárias proporcionando o melhor atendimento individualizado.
Direção Escolar – PROFESSORA NÁDIA CRISTINA REBELATO FERREIRA
Coordena o funcionamento de todos os setores da escola, além de acompanhar o trabalho realizado pelos professores quanto à avaliação, cumprimento da programação e acompanhamento dos alunos. Acompanha o trabalho da secretaria de notas, faltas e documentos, zelando pelo bom funcionamento burocrático da escola, de acordo com a legislação vigente.
Orientação Educacional – EDUARDA SOARES DE OLIVEIRA/STEFANE DA SILVA RODRIGUES/NAÉGELLY DIAS FERREIRA
Participa de todo o planejamento pedagógico da escola. O Orientador está sempre ao lado do corpo docente para ajudar a solucionar desafios e construir uma formação mais sólida de valores dos alunos. Seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual de cada aluno, ajudando-o a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propício ao seu desenvolvimento.
Corpo Docente – PROFESSORES
Nosso quadro de professores é composto por profissionais experientes, com formação em Universidades Estaduais e/ou Federais, em sua maioria. A baixa rotatividade dos professores gera um maior envolvimento com a escola e favorece a proximidade entre aluno e professor, proporcionando um ambiente agradável durante as aulas e um bom clima de aprendizagem.
Durante o ano, são realizadas reuniões pedagógicas para troca de ideias e experiências, enriquecendo e aprimorando a prática em sala de aula.
Perfil do professor para que a prática pedagógica possa ocorrer de acordo com nossos princípios e objetivos:” Acreditamos que o professor reflexivo, capacitado, inovador, que observa as diferentes maneiras de aprender e que está em constante troca e discussão sobre seu trabalho com outros docentes, desenvolve ações de maior qualidade e apresenta maior comprometimento com o processo educacional”.
Professores 2023 – Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano
Tamiris Lais Morello Amorim - 1° ano 12 TARDE
Joana D’arc de Macedo Maria Costa - 1° ano 13 TARDE
Cristiane Vieira de Oliveira - 2º ano 21 MANHÃ
Nanci Araújo de Souza Oliveira - 3° ano 31 MANHÃ
Anie Mabel Santos de Almeida - 3º ano 32 TARDE
Isabelle Leal da Rocha - 4º ano 41 MANHÃ
Kelly Cristina da Silva - 4° ano 42 TARDE
Talita Leite dos Reis - 5° ano 52 TARDE
Carla Pereira Serrano - Inglês
Diego Aparecido Brum Teodoro - Educação Física
José Lucimerio Leite da Silva - Educação Física
Nathana Teixeira - Educação Física
Vanessa Aparecida Rillo - Educação Física
Nicole Fleury Galetti - Polivalente
Eder de Oliveira Silva - Arte
Thelma Campos Fernandes - Arte
Ulisses Antonio Cadenas - Musica
Professores 2023 – Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano
Bruna Alvares Cacelli - Matemática
Diego Aparecido Brum Teodoro - Educação Física
Eder de Oliveira Silva - Arte
Eduardo Dias Alvarenga - História
Felippe Abrão Santos - Inglês
Jéssica Reis Malavolta - Ciências
José Lucimerio Leite da Silva - Educação Física
Kaio Felipe Cabrera - Filosofia
Kevin Willy Neves da Cruz - Matemática
Larissa Amoudo Santos - Língua Portuguesa
Leandro Jose Del Dono Pereira - Matemática
Nádia Soares Vieira - Língua Portuguesa
Narjara Carla do Carmo - Ciências
Nathana Teixeira - Educação Física
Priscila Trombini - Língua Portuguesa
Roberta Rodrigues Oliveiros - Ciências
Thelma Campos Fernandes - Arte
Vanessa Aparecida Rillo - Educação Física
Victor Henrique Barbosa - Geografia
Vinícius Belato Rinaldi - Língua Portuguesa
Yasmin Alcântara Galvão - Filosofia
Professores 2023 – Ensino Médio –1ª a 3ª série
Alison Alves Ortega - Biologia
Bruna Almeida dos Santos - Física
Bruna Alvares Cacelli - Matemática
Carlos Eduardo Ciarallo - Física
Claudinei Perencin - Geografia
Edelcio Plenas Gomes - História
Eder de Oliveira Silva - Arte
Eduardo Dias Alvarenga - História
Fabio Godoi Carrasco - Química
Felippe Abrão Santos - Inglês
José Lucimerio Leite da Silva - Educação Física
Kaio Felipe Cabrera - Filosofia/Sociologia
Larissa Amoudo Santos - Língua Portuguesa
Leandro Jose Del Dono Pereira - Matemática
Marcia de Cassia Bandeira - Inglês
Nádia Soares Vieira - Língua Portuguesa
Roberta Rodrigues Oliveiros - Biologia
Sergio Luiz Maximo - Química
Thelma Campos Fernandes - Arte
Vanessa Aparecida Rillo - Educação Física
Victor Henrique Barbosa - Geografia
Vinícius Belato Rinaldi - Língua Portuguesa
Secretaria de Notas, Faltas e Documentos – AMANDA SILVA SANTOS DE OLIVEIRA
É responsável por toda a documentação da escola: boletins, históricos, relatórios, declarações, calendários, etc.
Setor Financeiro – NATHÁLIA DOMINGOS MINATTO/ ANDRESSA CORREIA FRANÇA
É responsável por toda a parte financeira da escola: boletos, cobrança, planilhas, orçamentos, compras, etc.
Atendimento e Informações – ANGÉLICA FERREIRA SALU/HISSA AYLA DUARTE PRAXEDES/JÉSSICA DE LIMA SILVA/MICHELLE CRISTINA LELIS LAZARO
É o primeiro setor a ser procurado, pois encaminha todos os assuntos pendentes aos setores correspondentes. Responsável pelas principais informações referentes ao funcionamento da escola, pelo atendimento ao público, via telefone ou pessoalmente, e pela transmissão de recados a professores, alunos e funcionários.
Segurança/ Manutenção – ANDRÉ LUIS BERRO/ ANTONIO RAIMUNDO LIMA/LUIZ CARLOS FERRAZ BUENO
Setor responsável pela manutenção e serviços de zeladoria da escola, assim como pela segurança nos horários de entrada e saída dos alunos e do patrimônio escolar.
Serviços Gerais – LUCILENE GOMES DA SILVA SANTOS/ MARIA APARECIDA DA SILVA/SEVERINA DELFINA DOS SANTOS SILVA
Setor responsável pela limpeza da escola, zelando para que todos os setores se mantenham organizados e limpos, como as salas de aula, corredores, pátios, quadras, etc.
20 – Normas Regimentais para os Alunos
Direitos dos alunos
Constituem direitos dos alunos:
Ser respeitado por todo o pessoal da escola e pelos colegas;
Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação, nem preferência;
Ser respeitado em suas ideias religiosas;
Ser orientado em suas dificuldades;
Ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
Receber, após o encerramento do semestre, seu boletim com resultados finais;
Receber seus trabalhos, tarefas e avaliações devidamente corrigidos;
Recorrer dos resultados das avaliações do seu desempenho.
Deveres dos alunos
Constituem deveres dos alunos:
Comparecer, pontualmente, às aulas, às avaliações e às outras atividades preparadas e programadas pelo professor ou pela escola;
Comparecer às aulas com o uniforme completo (camiseta, agasalho, calça ou bermuda);
Encarregar-se das obrigações que lhes forem atribuídas pela Direção, por professores e por demais funcionários da escola;
Justificar sua ausência;
Tratar, com civilidade, os servidores da escola, bem como os colegas;
Colaborar na preservação do patrimônio escolar e de todo material de uso coletivo, concorrendo também para que se mantenha rigoroso asseio na escola;
Respeitar a propriedade alheia;
Atender a qualquer convocação da Direção, dos Professores, da Secretaria, da Coordenação Educacional e/ ou da Orientação Educacional;
Indenizar os danos a que deu causa, tanto para o estabelecimento, quanto para servidores da escola e colegas;
Atuar com probidade na execução de trabalhos, de exercícios, de avaliações e demais atos escolares;
Ter adequado comportamento social, concorrendo sempre, onde quer que se encontre, para elevação de seu próprio conceito e o da escola;
Zelar pelos objetos pessoais (mochilas, roupas, materiais, entre outros) pois a escola não se responsabiliza por nenhum dano, perda ou furto destes.
Proibições dos alunos
É vedado ao aluno:
Ocupar-se, durante as aulas, da execução de trabalho estranho a elas;
Ausentar-se das salas de aulas, recreios, intervalos, sem licença do professor, do(a) diretor(a) ou da pessoa incumbida da vigilância;
Formar grupos ou promover algazarra nos corredores e pátio, bem como nas imediações do estabelecimento, durante o período das aulas, tanto no início como no término;
Impedir a entrada de colegas às aulas ou concitá-los à ausência coletiva;
Entrar na sala dos professores, pois toda informação sobre o estudo deve ser solicitada durante a aula ou nos plantões dados pelos professores especialmente para esse fim;
Praticar, dentro ou fora do estabelecimento, atos ofensivos à moral e ao pudor;
Trazer, ao estabelecimento, revistas, jornais, livros ou quaisquer impressos ou objetos que possam perturbar o estudo ou serem ofensivos à moral;
Promover vendas, coletas e subscrições dentro da escola, para qualquer finalidade que seja, inclusive para presentear professores;
Gravar nas paredes, no assoalho ou em qualquer parte do edifício ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos;
Promover ou participar de movimento grevista, no sentido de faltar às atividades escolares;
Permanecer parado nas imediações do estabelecimento ou nos bares vizinhos, ocasionando, com tal procedimento, perturbações à ordem pública;
Tomar qualquer iniciativa, dentro ou fora da Escola, na qualidade de aluno, sem prévia autorização da direção;
O uso de aparelhos eletrônicos que não fazem parte do material escolar, durante as aulas;
Fumar nas dependências da Escola (Lei Estadual 9.760 de 24/9/1997).
Levar para a escola objetos cortantes ou pontiagudos ou que possam ferir ou causar perigo ao próprio aluno e demais pessoas da escola.
Comparecer às aulas sem o uniforme completo ou parte dele.
21 – Esquema Disciplinar
CÓDIGO DISCIPLINAR
As sanções disciplinares terão como meta preservar a qualidade do processo educacional, com vistas aos objetivos propostos, e serão definidas como aquelas que se caracterizam como descumprimento, por parte dos alunos, de seus deveres ou pela tomada de atitudes que constem no rol das proibições. Serão divididas em quatro tipos, segundo sua natureza e conforme seguem:
1 - Falta Individual (1 ponto): Ocorre quando o aluno prejudica apenas a si mesmo, enquanto aluno.
2 - Falta Grave (2 pontos): Ocorre quando o aluno prejudica a todo grupo, enquanto aluno.
3 - Falta Cívica (3 pontos): Ocorre quando a atitude tomada pelo aluno fere os deveres de cidadania que temos que ter, enquanto indivíduos.
4 - Falta Inadmissível (pontuação a critério da escola): Aquela que, a critério da escola, causa prejuízos institucionais ao funcionamento da mesma.
A cada ocorrência disciplinar, será emitido um Relatório de Ocorrências e de Encaminhamento – ROE, que será encaminhado aos pais ou responsáveis para conhecimento.
Quando o aluno atingir dezoito (18) pontos, será convocado o Conselho Magno para análise da sua situação e apresentação de sugestões para procedimentos posteriores, e os pais serão comunicados, podendo, se quiserem, apresentar defesa com pedido de revisão da posição tomada pela escola.
O aluno que atingir vinte (20) pontos será transferido compulsoriamente da escola, após o direito de ampla defesa e contraditório.
UNIFORME OBRIGATÓRIO
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1° AO 5º ANO
O uniforme é de uso obrigatório para todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, inclusive nas atividades opcionais, atividades extraclasse e Educação Física.
Ressaltamos que, nas aulas de Educação Física, em outras atividades esportivas ou em qualquer atividade escolar, é exigido o uso de tênis adequado, não sendo permitido o uso de sandálias, chinelos ou crocs.
Durante as aulas de Arte, é exigido o uso de avental para que o uniforme seja preservado. Solicitamos aos responsáveis que registrem o nome do aluno em cada peça do uniforme para que ele possa cuidar de seus pertences.
ENSINO FUNDAMENTAL 6º AO 9º ANO E ENSINO MÉDIO
O uniforme é de uso obrigatório para todos os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, inclusive nas atividades de Educação Física e atividades extraclasse.
Haverá uma tolerância de entrada sem o uniforme completo apenas 1 vez ao mês, desde que apresente justificativa por escrito dos pais ou responsáveis.
Na 2ª vez em que o aluno comparecer a escola sem o uniforme completo, dentro do mesmo mês, receberá um Relatório de Ocorrência Escolar (ROE) e a família será comunicada.
A partir da 3ª vez, dentro do mesmo mês, o sistema financeiro reduzirá os descontos das mensalidades gradativamente.
22 – Capacitação Continuada de Pessoal
CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE PESSOAL
TREINAMENTO E REUNIÕES PEDAGÓGICAS
Ocorrem em vários momentos durante o ano:
Planejamento Escolar – em janeiro.
Reuniões trimestrais com Direção Escolar e Coordenação Educacional.
Encontros Pedagógicos em São Paulo – ocorrem 3 vezes ao ano, quando professores e coordenadores das unidades da grande São Paulo se reúnem para discussão sobre os materiais didáticos, planos de aulas, prática de sala de aula e temas atuais em educação.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
Em todos os anos, a escola incentiva a participação de seus Diretores e Coordenadores em Congressos Internacionais de Educação realizados em São Paulo. As inscrições são pagas pela Instituição e após o evento os conhecimentos são compartilhados com todos que não puderam ir por meio de palestras internas.
PORTAL EDUCACIONAL
Por meio do Portal Educacional do Colégio Objetivo os professores podem ter acesso ao conteúdo dos cadernos e informações úteis às aulas. Trata-se de um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem que integra, on-line, todas as unidades do Colégio Objetivo, permitindo que alunos, pais e professores realizem pesquisas, coletem informações, assistam a aulas e debatam assuntos relevantes a partir de qualquer lugar, ou seja, a distância.
PESSOAL ENVOLVIDO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Toda a Equipe Educacional da escola é envolvida na elaboração da Proposta Pedagógica bem como da discussão constante para avaliação do mesmo.
São Paulo envia todos os bimestres questionários de avaliação para os professores preencherem em relação aos materiais didáticos que são devolvidos e analisados pelos coordenadores elaboradores das apostilas.
Além disso, durante as reuniões de Planejamento, em todos os anos, refletimos sobre o andamento da Proposta Pedagógica, o que está dando certo e o que precisa alterar para próximos anos.
Nessas reuniões participam Diretores Escolares, Coordenadores Educacionais, Orientadores Educacionais, Auxiliares e Professores.
Procuramos envolver também o pessoal administrativo, financeiro e de manutenção, por meio da divulgação interna da proposta, pois acreditamos na importância de todos tomarem conhecimento e entenderem os objetivos da nossa escola.
COLÉGIO OBJETIVO MAUÁ: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DOS PRIMEIROS PASSOS À APROVAÇÃO NO VESTIBULAR!
23 – Desafio Agendado
CIABC - Objetivo Centro Integrado de Educação – Desafio Agendado
Uma nova oportunidade para ter uma Educação de Qualidade.
O Colégio Objetivo conclui sempre o processo de renovação de matrículas de seus atuais alunos com altíssimo índice de permanência de um ano para o seguinte, o que atesta nossa qualidade.
Oferecemos para sua comodidade a oportunidade de conseguir para este ano ou o ano seguinte uma bolsa de estudos baseada em uma prova agendada. Aproveite, faça a prova e seja bem vindo ao Colégio Objetivo.
Temos um número limitado de vagas oferecidas (o que também garante a qualidade do processo), por isso não perca a oportunidade de conhecer a escola que tem conseguido os melhores resultados nas avaliações de nossa região.
Agende por telefone junto ao atendimento e compareça com 10 minutos de antecedência.
Entre em contato, aproveite e seja bem vindo.
Contato: (11) 4518-6098